Não é de hoje que algumas academias se estruturaram para atender a demanda daqueles que buscam praticar o boxe, já que os benefícios realmente chamam a atenção. É possível perder peso, manter o ideal, ou até mesmo tonificar a musculatura do corpo com a atividade. O gasto calórico de cada pessoa vai depender muito de certos fatores como: metabolismo, idade, sexo e peso do aluno, além do tempo e intensidade do exercício, mas, de maneira geral, é possível eliminar até 900 kcal em uma hora e meia de aula. As vantagens da atividade são atrativas:
- Melhora o condicionamento físico, resistência e capacidade cardiovascular;
- Desenvolve os músculos e a força;
- Aprimora flexibilidade e a coordenação motora (percepção de tempo e espaço).
Os resultados já são perceptíveis entre dois a quatro meses, desde que haja uma frequência semanal de pelo menos três dias. Não se imagine com o rosto inchado e vários hematomas pelo corpo. Os aparelhos de segurança e protetores especiais para a boca, cabeça, punhos, mãos, órgão genitais e seios são essenciais para que o boxe não ofereça riscos, além disso, o contato físico amistoso com outra pessoa faz parte, mas não é o principal momento. Todos os tipos de exercícios (socos no ar e golpes em sacos de areia, por exemplo) são funcionais no treinamento.
E para quem acha que o esporte é estritamente masculino está enganado. Hoje as mulheres quebraram a barreira do machismo e são bem vindas. Elas representam boa parte dos alunos matriculados nas aulas de boxe. Além do aspecto físico, uma das razões da procura por tal atividade é aliviar o estresse do dia a dia. As praticantes garantem que os socos ajudam a reduzir a tensão, ansiedade, faz esquecer as preocupações e responsabilidades.
Para iniciar a atividade, é recomendável passar por avaliações físicas e médicas, afinal, prevenção é sinônimo de uma vida saudável.
por: Dionisio Alexandrini Neto/Fonte:Emex nutriçao
Nenhum comentário:
Postar um comentário